Software Livre

Software livre é uma questão de liberdade, não de preço. Infelizmente o termo em inglês Free Software é facilmente mal interpretado, pois em inglês free pode significar tanto livre como grátis. Entretanto Free Software refere-se à liberdade e não ao preço. Portanto se você fala português procure usar a expressão "Software Livre" e evite esta ambigüidade. Segue abaixo a definição de software livre:

Um programa é software livre para você, um usuário em particular, se:

Um programa é livre se os usuários tem todas essas liberdades. Portanto, você deve ser livre para redistribuir cópias, seja com ou sem modificações, seja de graça ou cobrando uma taxa pela distribuição, para qualquer um em qualquer lugar. Ser livre para fazer essas coisas significa (entre outras coisas) que você não tem que pedir ou pagar pela permissão.

Como livre refere-se à liberdade e não ao preço, não existe contradição ao vender cópias de software livre. De fato, a liberdade para vender cópias é crucial. As coleções de software livre que são vendidas em CD-ROMs são importantes para a comunidade e a venda dos mesmos é um modo importante para obter fundos para o desenvolvimento de software livre. Então, se as pessoas não podem incluir um determinado programa nestas coleções, este programa não é um programa livre.

Outros textos para ler

As pessoas devem ser livres para usar o software de todas as maneiras que sejam socialmente úteis. O software diverge de objetos materiais–tais como cadeiras, sanduíches e gasolina–devido a poder ser copiado e mudado mais facilmente. Estas possibilidades tornam o software útil como ele é;. Nós acreditamos que os usuários de software devem poder fazer uso dele.

Fundação para o Software Livre