Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


boothdltsp

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

boothdltsp [2015/01/19 23:18] (atual)
mafra criada
Linha 1: Linha 1:
 +Voltar para [[Projeto Escola Livre|página do projeto]]
 +
 +===== Iniciando clientes LTSP pelo HD =====
 +
 +Além do disquete ou da EPROM da placa de rede, é possível iniciar um terminal LTSP usando o próprio disco rídigo da máquina. Caso as máquinas a serem usadas como clientes LTSP já possuam disco rígido próprio, esta solução de //boot// LTSP é muito mais conveniente tanto pela dificuldade de conseguir os requisitos necessários para se gravar imagens de //boot// em EPROMs de placas de rede quanto pela facilidade de degradação e inconveniência no uso de disquetes.
 +
 +Se não haver problema em formatar o HD do seu cliente LTSP, então siga os passos indicados em:
 +
 +[[http://www.guiadohardware.net/guias/01/index5.php]] (em português) \\
 +[[http://www.k12ltsp.org/phpwiki/index.php/Technical:Booting:Client:LiLo]]
 +
 +Caso contrário, se o seu terminal tiver uma placa de rede PCI e uma partição de //boot// windows FAT da qual você não quer se desfazer, siga com atenção os passos em:
 +
 +[[http://www.wizzy.org.za/article/articlestatic/14/1/2]]
 +
 +Em suma, os passos a serem seguidos são:
 +
 +  * Crie um disquete de //boot// usando uma [[ftp://ftp.wizzy.com/pub/wizzy/wizzy-tomsrtbt-2.0.105.tar.gz|modificação]] do [[http://www.toms.net/rb/|Tom's root boot]]. Inicie o terminal com este disquete seguindo as suas instruções de //boot//; \\
 +  * Entre como "root" no sistema iniciado pelo disquete. Digite o comando "./ltsp.sh <particao_windows>". Por exemplo, caso o windows seja a primeira partição primária da IDE primária mestre (caso trivial), <particao_windows> = /dev/hda1. Dica: use o comando "fdisk -l <dispositivo>" (e.g., <dispositivo> = /dev/hda, /dev/hdb, etc.) para verificar em qual partição está o seu sistema windows. Como resultado, será instalado o gerenciador de //boot// lilo com duas opções implícitas de //boot//: LTSP (padrão) e windows (não padrão); \\
 +  * Reinicie o terminal com a combinação de teclas CTRL + ALT + DEL; \\
 +  * Ao reiniciar o computador pelo HD, o lilo ''boot' será acionado. Caso queira entrar no LTSP, dê <enter> ou não faça nada. Caso queira entrar no windows, digite "windows" (sem aspas) e dê <enter>.
 +
 +**OBS.:** Nesta mesma referência, existe uma outra fonte de como realizar //boot// para clientes LTSP compartilhando espaço com partições NTFS.
  
boothdltsp.txt · Última modificação: 2015/01/19 23:18 por mafra