Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


comocriardisqueteltsp

Voltar para página do projeto

Como criar disquete para terminais LTSP?

O disquete é necessário para iniciar o sistema GNU/Linux nos computadores na sala de informática. No disquete, estão contidas as informações básicas que permitirá a comunicação entre um computador da sala de informática (também chamado de terminal LTSP ou cliente LTSP) com o servidor LTSP.

O processo de arranque (boot) de um terminal LTSP começa com este terminal procurando onde está o servidor LTSP na rede de computadores. Para que esta operação tenha sucesso, é necessário que a informação gravada no disquete (chamada de “imagem” ou imagem da placa de rede“) corresponda ao tipo de placa de rede (chamada de NIC ou Network Interface Card ou identificação da placa de rede) usada no computador onde se coloca o disquete. Os tipos de placa de rede identificam-se por uma sigla formada por letras e números correspondentes ao fabricante da placa de rede. Na sala, verifique um rótulo colado na CPU de cada computador para saber qual é a placa de rede usada por cada máquina.

No projeto, temos os seguintes tipos de placa de rede:

  • RTL8029: Realtek 8029 PCI
  • RTL8129: Realtek 8129 PCI
  • RTL8139: Realtek 8139 PCI
  • 3C509: 3COM 509 ISA/EISA

Procedimento de geração de disquete

No GNU/Linux:

1) Entre como um usuário que possa escrever no dispositivo de disquete no servidor (neste exemplo, o usuário “professor”)

2) Abra um terminal de comandos

3) Copie o arquivo correspondente à placa de rede do terminal que você quer usar como terminal LTSP (a “imagem da placa de rede”) seguindo a seqüência de comandos abaixo:

cd /home/var/ltsp_setup/disquete
dd if=<nome_da_imagem> of=/dev/fd0

Por exemplo, para a placa de rede RTL8029:

professor@servidor:$ cd /home/var/ltsp_setup/disquete/
professor@servidor:/home/var/ltsp_setup/disquete$
professor@servidor:/home/var/ltsp_setup/disquete$ dd if=eb-5.0.11-rtl8029.lzdsk of=/dev/fd0
  72+0 records in
  72+0 records out
  36864 bytes transferred in 2.197860 seconds (16773 bytes/sec)
professor@servidor:/home/var/ltsp_setup/disquete$

No windows:

Pode-se usar também o programa rawrite para escrever as imagens da placa de rede no disquete. O rawrite pode ser encontrado em qualquer CD de instalação do GNU/Linux. Na internet, pegue o rawrite em:

http://uranus.it.swin.edu.au/~jn/linux/rawwrite.htm

Ou, então em:

http://twiki.im.ufba.br/pub/GAVRI/LTSP/rawwritewin-0.7.zip

Onde pegar os arquivos de imagem da placa de rede?

O endereço em http://www.rom-o-matic.net/5.0.11/ pode ser acessado para pegar imagens das placas de rede. O procedimento de download do arquivo de imagem é bem simples. Basta seguir as instruções da página (em inglês): escolher o tipo NIC/ROM da placa de rede, escolher o formato de saída do arquivo ROM (“Floppy Bootable ROM Image (.lzdsk)” e pegar o arquivo (botão “Get ROM”).

Como acessar o disquete no computador usando LTSP?

Ao entrar com um usuário no computador, acesse os arquivos num disquete na pasta /home/<nome_do_usuario>/drives/disquete

comocriardisqueteltsp.txt · Última modificação: 2015/01/19 23:43 por mafra