Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


laboratorioslivres

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

laboratorioslivres [2015/01/18 20:03] (atual)
mafra criada
Linha 1: Linha 1:
 +===== Laboratórios Livres =====
 +
 +=== Edugraf - Laboratório de Software Educacional ===
 +
 +O Laboratório de Software Educacional foi criado em novembro de 1985.  Está vinculado ao Departamento de Informática e Estatística do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina. Utiliza Linux desde suas primeiras versões e [[http://​debates.hipernet.ufsc.br/​foruns/​Linufsc/​debates/​|manteve uma das primeiras listas do Brasil]]. Hoje utiliza [[http://​www.ubuntu.com/​|Ubuntu]] em todas suas estações e Ubuntu ou outras distribuições Linux em seus servidores. Desenvolve softwares livres com destaque para [[http://​telis.edugraf.ufsc.br/​|Telis]] - que já foi usado por centenas de alunos dos cursos de Computação,​ Sistemas de Informação e Engenharia de Controle e Automação em disciplinas introdutórias de programação.
 +
 +Mantém espelho oficial do Ubuntu:
 +CDs: [[http://​espelhos.edugraf.ufsc.br/​ubuntu-releases]]
 +Pacotes: [[http://​espelhos.edugraf.ufsc.br/​ubuntu]]
 +
 +Distribui CDs oficiais do Ubuntu para quem estiver interessado.
 +
 +----
 +
 +=== S2i - Sistemas Industriais Inteligentes ===
 +
 +O grupo de Sistemas Industriais Inteligentes (S2i) do Departamento de Automação e Sistemas (DAS) trabalha na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inteligentes,​ como por exemplo visão computacional,​ redes neurais artificiais e reconhecimento de fala, e suas aplicações ao ambiente industrial. Trabalha em parceria com empresas e institutos nacionais e internacionais.
 +Utiliza extensivamente sistemas GNU/Linux, em particular Red Hat e Debian, e ocasionalmente sistemas *BSD. 
 +O S2i também atua no desenvolvimento de softwares livres. Um de seus projetos, a biblioteca de propósito geral para processamento de sinais e visão computacional S2iLib, se encontra hospedada no [[http://​www.sourceforge.net/​projects/​s2ilib|SourceForge.net]].
 +
 +[[http://​s2i.das.ufsc.br]]
 +
 +----
 +=== LCMI - Laboratório de Controle e Microinformática ===
 +
 +O LCMI é um laboratório com infraestrutura (computadores,​ biblioteca, entre outros) para o desenvolvimento de pesquisas no DAS.
 +O LCMI tem duas salas chamadas de Laboratório de Software I e II. A maioria absoluta dos computadores roda alguma versão do sistema GNU/Linux. Os servidores de rede rodam OpenBSD e os servidores de impressão rodam Debian GNU/​Linux. ​
 +
 +----
 +=== LabPlan - Laboratório de Planejamento de Sistemas de Energia Elétrica ===
 +
 +O Laboratório de Planejamento de Sistemas de Energia Elétrica (LabPlan), tem por objetivos realizar e promover o desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e extensão na área de sistemas de energia elétrica, SEE, com ênfase nos aspectos de planejamento e análise, nos segmentos de geração, transmissão e distribuição. ​
 +Um ambiente de Processamento de Alto Desempenho (PAD), baseado em cluster de microcomputadores (GNU/​Linux),​ foi implementado para atender a demanda computacional de três projetos de pesquisa.
 +
 +1. Planejamento da Operação de Sistemas Hidrotérmicos:​ procura-se definir estratégias ótimas de geração de modo a minimizar o custo da operação do SEE brasileiro. Maximizando os recursos energéticos garantindo o uso efiente da água.
 +
 +2. Previsão Quantitativa de Chuva para a Região Sul do Brasil: Um modelo numérico para a previsão de tempo realiza a Previsão Quantitativa de Chuva (PQC) para a região sul do Brasil. O custo computacional deste modelo é facilmente entendido quando observamos o que necessita-se modelar para a resolução do problema.
 +
 +3. Avaliação da Segurança Dinâmica: Sistema computacional para a avaliação e melhoria da segurança dinâmica de SEE On-line no âmbito dos centros de controle.
 +
 +[[http://​www.labplan.ufsc.br/​|Página]]
 +
 +----
 +=== SINCMobil ===
 +
 +O Projeto SINCMobil - Sistemas de Informacao e Controle para Mobilidade Urbana, possui sistemas GNU/Linux instalados em todas as suas estacoes. O processo de migracao para essa plataforma jah foi iniciado. O desenvolvimento de solucoes em controle de trafego, aliado ao sistemas de informacao tem por objetivo a melhoria da situacao atual do trafego urbabo no pais.
 +
 +----
 +=== LIICT - Laboratório Integrado de Informática do CTC ===
 +
 +O LIICT serve os cursos de graduação do CTC com 6 salas de aulas e duas salas de meios.
 +Três salas de aula já se encontram devidavemente configuradas com sistemas GNU/Linux.
 +Planeja-se a instalação de terminais LTSP (boot remoto) nas salas utilizadas para acesso à internet.
 +
 +----
 +=== LISHA - Laboratório de Integração Software-Hardware ===
 +
 +Para o LISHA, Laboratório de Integração de Software e Hardware, o acesso ao código-fonte e a permissão de modificação são de grande valia. Como um laboratório de estudos avançados em sistemas operacionais e compiladores,​ o LISHA é amplamente beneficiado pela análise de código livre, especialmente do sistema GNU/Linux e do compilador GCC.
 +
 +Entre seus projetos, o LISHA prevê a integração de Programação Orientada a Aspectos com suporte a Templates ao compilador GCC (GNU Compiler Collection) e o desenvolvimento de uma implementação do padrão MPI (Message Passing Interface) como uma coleção de componentes de software configuráveis. Ambos os projetos são beneficiados pelo fato do compilador GCC e as implementações mais populares da MPI serem baseados na licença GPL (GNU Public License), e são exemplos de como a liberdade de software é aliada da pesquisa.
 +
 +Os pesquisadores do LISHA têm utilizado software livre desde a sua criação, e através do uso em disciplinas popularizado os sistemas e aplicações livres.
 +
 +Para maiores informações,​ visite a [[http://​www.lisha.ufsc.br|página do LISHA]].
 +
 +----
 +=== LabUFSC ===
 +
 +O laboratório de apoio à graduação e pós-graduação está trabalhando na adoção do GNU/Linux nas máquinas disponibilizadas aos usuários e pretende oferecer um ambiente de software livre de qualidade para alunos de toda a UFSC. A maioria dos servidores e máquinas administrativas já roda estritamente GNU/Linux.
 +
 +Você também pode dar [[SugestoesAoLabufsc]].
 +
 +----
 +=== GeNESS ===
 +
 +O [[http://​www.geness.ufsc.br/​|GeNESS]] é um laboratório do departamento de Informática e Estatística que atua tanto como uma incubadora de empresas de estudantes da UFSC como quanto laboratório de pesquisa e desenvolvimento. Atualmente 100% das máquinas do laboratório utilizam SOs livres (BSD e Gnu/Linux) e aplicativos idem.
 +
 +Os projetos desenvolvidos no GeNESS são relacionados direta ou indiretamente com software livre. Atualmente estão em execução 2 importantes projetos nesta área: o [[http://​www.viadigital.org.br/​|Via Digital]] para o apoio à criação de software livre de governo eletrônico para prefeituras de pequenas cidades e o [[http://​classe.geness.ufsc.br/​|CLASSE - Classificação de Software Educacional Livre]].
 +
 +O GeNESS está apoiando o projeto local ligado ao [[http://​www.laptop.org/​|OLPC - One Laptop Per Child]], que terá sua página hospedada em [[http://​laptop.geness.ufsc.br]].
 +
 +Recentemente foi instalada uma nova sala com tecnologia LTSP, para aproveitar computadores já mais antigos. Esta nova sala é destinada a cursos, palestras e atividades relacionadas exclusivamente com software livre, estando disponível para a comunidade GUFSC desenvolver ali suas reuniões, palestras e outras atividades.
  
laboratorioslivres.txt · Última modificação: 2015/01/18 20:03 por mafra