Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


migracaoltsp41paraltsp42

Voltar para página principal

Migração do LTSP 4.1 para o LTSP 4.2

No Debian testing, para a migração do LTSP 4.1 para a 4.2, foram realizados os seguintes passos (fonte LTSP.org):

–> Instalação dos pacotes básicos

  • Instalação do pacote ltsp-utils (comando “apt-get install ltsp-utils”);
  • Como root, execute o programa ltspadmin:
 $ ltspadmin

No menu principal do programa, configure o local no qual serão baixados os pacotes do LTSP, assim como onde será instalada a sua árvore de diretórios. De preferência, faça o backup dos arquivos antigos de configuração do LTSP, ou indique um outro lugar de instalação do LTSP no sistema. Em seguida, depois da configuração, selecione os pacotes LTSP desejados usando a tecla de espaço, ou a tecla “i”. No presente caso, foram selecionados os pacotes ltsp_core, ltsp_kernel, ltsp_libusb, ltsp_localdev, ltsp_pciutils, ltsp_perl, ltsp_scanners, ltsp_x_addtl_fonts e ltsp_x_core. Aperte a tecla “q” para sair da seleção e iniciar o download e instalação dos pacotes.

–> Configuração dos serviços

  • Caso não tenha experiência com a configuração dos serviços exigidos pelo LTSP, utilize a ferramenta ltspcfg executando-a via terminal de comandos como root:
 $ ltscfg

No caso corrente, os serviços foram configurados um a um manualmente. Foram configurados os seguintes serviços da seguinte maneira:

  • DHCP (necessário para atribuir os endereços IP dos terminais clientes): caso utilize o DHCP versão 2, edite o arquivo /etc/dhcpd.conf. Caso seja o DHCP versão 3, edite o arquivo /etc/dhcp3/dhcpd.conf. Se for o caso de migrar de uma versão de DHCP para a outra, verifique esta página.

A única modificação de fato necessária é mudar o parâmetro option root-path presente no cabeçalho do arquivo descritor do serviço DHCP. Aponte o valor deste parâmetro para o diretório onde foi instalado a árvore de diretórios do LTSP no sistema. Modifique também o valor dos parâmetros filename (em negrito abaixo) dentro da subseção host referente a cada terminal cliente do LTSP. O valor a ser colocado é o caminho do kernel do cliente LTSP instalado pelo passo anterior. Por exemplo:

host ws001 {
  hardware ethernet   <endereço_MAC>;
  fixed-address       <IP_cliente>;
  **filename            "/lts/vmlinuz";**   
}
  • TFTPD (necessário para o cliente LTSP obter o kernel): não é preciso alteração;
  • NFS (necessário para montar o sistema de arquivos dos terminais): altere o arquivo /etc/exports indicando o diretório-raíz do LTSP recém-instalado;
  • LTSP em geral (configurações do clientes LTSP): copie o arquivo lts.conf presente na instalação antiga para o subdiretório <diretório_raiz_LTSP>/<arquitetura_sistema>/etc presente na nova árvore de diretórios da instalação nova. Se preciso for, reconfigure esse arquivo copiado.
migracaoltsp41paraltsp42.txt · Última modificação: 2015/01/19 21:51 por mafra