Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


migracaoltsp41paraltsp42

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

migracaoltsp41paraltsp42 [2015/01/19 21:51] (atual)
mafra criada
Linha 1: Linha 1:
 +Voltar para [[Projeto Escola Livre|página principal]]
 +
 +===== Migração do LTSP 4.1 para o LTSP 4.2 =====
 +
 +No Debian //​testing//,​ para a migração do LTSP 4.1 para a 4.2, foram realizados os seguintes passos (fonte [[http://​wiki.ltsp.org/​twiki/​bin/​view/​Ltsp/​LTSP-42|LTSP.org]]):​
 +
 +**--> Instalação dos pacotes básicos** \\
 +  * Instalação do pacote //​ltsp-utils//​ (comando "​apt-get install ltsp-utils"​);​ \\
 +  * Como //root//, execute o programa //​ltspadmin//:​ \\
 +
 +   $ ltspadmin
 +
 +No menu principal do programa, configure o local no qual serão baixados os pacotes do LTSP, assim como onde será instalada a sua árvore de diretórios. **De preferência,​ faça o backup dos arquivos antigos de configuração do LTSP, ou indique um outro lugar de instalação do LTSP no sistema**. Em seguida, depois da configuração,​ selecione os pacotes LTSP desejados usando a tecla de espaço, ou a tecla "​i"​. No presente caso, foram selecionados os pacotes //​ltsp_core//,​ //​ltsp_kernel//,​ //​ltsp_libusb//,​ //​ltsp_localdev//,​ //​ltsp_pciutils//,​ //​ltsp_perl//,​ //​ltsp_scanners//,​ //​ltsp_x_addtl_fonts//​ e //​ltsp_x_core//​. Aperte a tecla "​q"​ para sair da seleção e iniciar o //​download//​ e instalação dos pacotes.
 +
 +**--> Configuração dos serviços** \\
 +  * Caso não tenha experiência com a configuração dos serviços exigidos pelo LTSP, utilize a ferramenta //ltspcfg// executando-a via terminal de comandos como //root//: \\
 +
 +   $ ltscfg
 +
 +No caso corrente, os serviços foram configurados um a um manualmente. Foram configurados os seguintes serviços da seguinte maneira:
 +  * **DHCP** (necessário para atribuir os endereços IP dos terminais clientes): caso utilize o DHCP versão 2, edite o arquivo ///​etc/​dhcpd.conf//​. Caso seja o DHCP versão 3, edite o arquivo ///​etc/​dhcp3/​dhcpd.conf//​. Se for o caso de migrar de uma versão de DHCP para a outra, verifique [[DHCP2ParaDHCP3|esta página]].
 +
 +A única modificação de fato necessária é mudar o parâmetro //option root-path// presente no cabeçalho do arquivo descritor do serviço DHCP. Aponte o valor deste parâmetro para o diretório onde foi instalado a árvore de diretórios do LTSP no sistema. Modifique também o valor dos parâmetros //​filename//​ (em negrito abaixo) dentro da subseção //host// referente a cada terminal cliente do LTSP. O valor a ser colocado é o caminho do //kernel// do cliente LTSP instalado pelo passo anterior. Por exemplo:
 +
 +  host ws001 {
 +    hardware ethernet ​  <​endereço_MAC>;​
 +    fixed-address ​      <​IP_cliente>;​
 +    **filename ​           "/​lts/​vmlinuz";​** ​  
 +  }
 +
 +  * **TFTPD** (necessário para o cliente LTSP obter o //​kernel//​):​ não é preciso alteração;​
 +
 +  * **NFS** (necessário para montar o sistema de arquivos dos terminais): altere o arquivo ///​etc/​exports//​ indicando o diretório-raíz do LTSP recém-instalado;​
 +
 +  * **LTSP em geral** (configurações do clientes LTSP): copie o arquivo //​lts.conf//​ presente na instalação antiga para o subdiretório //<​diretório_raiz_LTSP>/<​arquitetura_sistema>/​etc//​ presente na nova árvore de diretórios da instalação nova. Se preciso for, reconfigure esse arquivo copiado.
  
migracaoltsp41paraltsp42.txt · Última modificação: 2015/01/19 21:51 por mafra