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+ | ===== Projeto Classificação de Software Livre Educativo ===== | ||
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+ | Este projeto iniciará em julho de 2005, sob a responsabilidade do centro [[http:// | ||
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+ | === Identificação do Problema e Justificativa === | ||
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+ | A sociedade encontra-se num período de fortalecimento de uma nova economia onde o principal recurso para a geração de riquezas é o conhecimento. A maior parte do valor agregado na produção moderna não está no valor do material usado ou na inserção de trabalho e capital, mas sim no conhecimento embutido no produto final. | ||
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+ | A economia do conhecimento tem uma forte ligação com as tecnologias da informação. É sobre uma notável estrutura de TI que esta nova economia acontece e vem se desenvolvendo. Assim, para o indivíduo desempenhar papel ativo nesta sociedade do conhecimento ele precisa ser capaz de interagir com computadores e demais dispositivos eletrônicos que fazem parte da infra-estrutura tecnológica desta nova era. Por isso, é importante que um país estabeleça programas para aumentar o acesso à informação e ao conhecimento entre seus cidadãos. | ||
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+ | Entretanto, “não basta dispor de uma infra-estrutura moderna de tecnologia e comunicação na nova economia; é preciso competência para transformar informação em conhecimento. É a educação o elemento-chave para a construção de uma sociedade da informação e condição essencial para que pessoas e organizações estejam aptas a lidar com o novo, a criar e, assim, a garantir seu espaço de liberdade e autonomia” (Livro Verde, 2000). | ||
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+ | É sabido que a educação no Brasil, de um modo geral, tem obtido poucos incentivos financeiros para o devido uso de computadores nas escolas, seja na administração interna ou nas salas de aula. A formação dos profissionais envolvidos, por exemplo, encontra-se bastante aquém do desejado. A Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394, sancionada e promulgada em 20 de dezembro de 1996, reforça o sentimento já bastante evidente de melhoria das condições de trabalho, ressaltando um dos mais nítidos entraves para o avanço tecnológico nas escolas: a deficitária capacitação dos recursos humanos. E várias causas são apontadas: falta de recursos financeiros para atualização dos profissionais das tecnologias computacionais vigentes e que se destacam como vanguarda na tecnologia educacional; | ||
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+ | Outro importante aspecto é a subutilização do parque tecnológico já instalado, decorrente da formação deficitária, | ||
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+ | Não é apenas o hardware que é importante, o software é fundamental. De nada adianta equipar uma escola com computadores se para terem utilidade é necessário programas que interajam com o usuário. E como disponibilizar programas de computador em escolas, instituições sem fins lucrativos se esses softwares têm custos altos? | ||
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+ | A informática na educação não pode restringir-se apenas ao ensino de como operar o computador. Comumente têm-se utilizado programas convencionais, | ||
+ | Mas equipar um laboratório escolar com software educacional, | ||
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+ | Uma alternativa para a diminuição dos custos com esses laboratórios seria a utilização de software educacional livre. Seguindo a política do Governo Federal de incentivo ao uso de software livre, várias escolas já implantaram programas em seus laboratórios, | ||
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+ | * Não há um processo definido de produção e disponibilização dos programas. Cada autor cria as suas próprias regras. \\ | ||
+ | * A maioria é de difícil instalação e configuração, | ||
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+ | A interface é considerada pouco amigável por não obedecer aos padrões ditos "de mercado", | ||
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+ | Enquanto que o último item é uma questão de costume do usuário, os dois primeiros podem ser abordados para criar condições favoráveis ao uso dos softwares educacionais nas escolas. Além do software em si, é igualmente interessante uma documentação clara e objetiva que o acompanhe, bem como possibilidades de uso: exemplos, demonstrações, | ||
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+ | Embora as condições de trabalho do profissional de educação não estejam ainda em um grau satisfatório, | ||
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+ | A inserção da informática não se resume simplesmente à instalação de computadores nas escolas, contudo essa é necessariamente uma de uma série de etapas para se atingir o objetivo final. Concomitantemente, | ||
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+ | Pensando na atual situação de professores e infra-estrutura existente nos centros de ensino fundamental e, principalmente, | ||
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+ | * Software que aproveite o atual parque tecnológico instalado, onde os computadores são considerados obsoletos e de baixo poder de processamento. \\ | ||
+ | * Professores que dominem o computador e seus recursos, a fim de utilizá-lo como ferramenta auxiliar de ensino. \\ | ||
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+ | O software educacional de fácil assimilação e disseminação de uso, preferencialmente sem custo de aquisição e/ou manutenção, | ||
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+ | === Objetivo === | ||
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+ | Seu principal objetivo será a classificação de software educacional livre segundo os parâmetros curriculares nacionais. Embora haja pequenas variações, | ||
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+ | === Objetivos Específicos === | ||
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+ | #Pesquisar e catalogar software educacional livre. | ||
+ | # Montar material explicativo sobre cada software catalogado | ||
+ | # Montar coletânea de software e material de apoio para curso de capacitação de professores de ensino fundamental e médio | ||
+ | # Montar CD-ROMs com as coletâneas de softwares com respectiva documentação | ||
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+ | === Beneficiários === | ||
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+ | As oportunidades de aplicação e retorno à sociedade são bastante otimistas, considerando o interesse demonstrado pelas Secretarias de Educação e pela escola parceira, EEB José Simão Hess, para os anos curriculares de 2005 e 2006. Os resultados, além de ficarem à disposição dos interessados através do sítio eletrônico, | ||
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+ | Casos de sucesso de implantação de software livre em pontos estratégicos da cidade, como por exemplos os Telecentros de São Paulo (http:// | ||
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+ | === Estratégia e Metodologia === | ||
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+ | A metodologia a ser adotada para a execução das atividades está calcada em quatro pontos fundamentais: | ||
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+ | * Pesquisa: nessa fase inicial, será feita uma extensa pesquisa de programas ditos livres e de propósitos educacionais. A expressão livre, quando aplicada ao contexto do programa de computador, refere à obediência a quatro regras de uso e distribuição, | ||
+ | * Disseminação: | ||
+ | * Apresentação dos resultados e expansão da rede de relacionamentos: | ||
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+ | === Resultados Esperados === | ||
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+ | Espera-se que os seguintes resultados tenham sido alcançados até junho de 2006: | ||
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+ | * Conjunto de software educacional livre catalogado com respectivos materiais explicativos – complementado com um guia que oriente quais softwares podem ser usados com determinados tópicos de disciplinas e graus do currículo do ensino fundamental. \\ | ||
+ | * Distribuição de pelo menos 50 CD-ROMs com uma coletânea de software educacional livre. Os arquivos destes CD-ROMs também estarão disponíveis para download no sítio eletrônico do projeto. \\ | ||
+ | * Sítio eletrônico com os resultados do projeto e livre disponibilização de todas as informações para sua disseminação e replicação em outras instituições. \\ | ||
+ | * Ao menos duas palestras organizadas sobre o uso do software educacional livre. \\ | ||
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+ | === Contato === | ||
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+ | Este projeto é aberto a participação da comunidade, caso se interesse em ajudar, entre em contato com kimie em geness.ufsc.br. | ||
projetoclasse.txt · Última modificação: 2015/01/19 21:29 por mafra