Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


softwarelivre

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

softwarelivre [2015/01/18 20:30] (atual)
mafra criada
Linha 1: Linha 1:
 +===== Software Livre =====
  
 +Software livre é uma questão de liberdade, não de preço. Infelizmente o termo em inglês //Free Software// é facilmente mal interpretado,​ pois em inglês //free// pode significar tanto //livre// como //​grátis//​. Entretanto //Free Software// refere-se à liberdade e não ao preço. Portanto se você fala português [[http://​www.gnu.org/​philosophy/​words-to-avoid.pt.html#​ForFree| procure usar a expressão "​Software Livre"​]] e evite esta ambigüidade. Segue abaixo a definição de software livre:
 +
 +Um programa é software livre para você, um usuário em particular, se:
 +
 +  * você tem liberdade para executar o programa, com qualquer propósito (liberdade no. 0) \\
 +  * você tem a liberdade para modificar o programa e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade no. 1)(Para fazer esta liberdade ser efetiva na prática, você deve ter acesso ao código fonte, porque modificar um programa sem ter a fonte de código é excessivamente difícil) \\
 +  * você tem a liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar o seu amigo (liberdade no. 2) \\
 +  * você tem a liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos,​ de modo que toda a comunidade se beneficie (liberdade no. 3). (Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.)
 +
 +Um programa é livre se os usuários tem todas essas liberdades. Portanto, você deve ser livre para redistribuir cópias, seja com ou sem modificações,​ seja de graça ou cobrando uma taxa pela distribuição,​ para qualquer um em qualquer lugar. Ser livre para fazer essas coisas significa (entre outras coisas) que você não tem que pedir ou pagar pela permissão.
 +
 +Como //livre// refere-se à //​liberdade//​ e não ao preço, não existe contradição ao vender cópias de software livre. De fato, a liberdade para vender cópias é crucial. As coleções de software livre que são vendidas em CD-ROMs são importantes para a comunidade e a venda dos mesmos é um modo importante para obter fundos para o desenvolvimento de software livre. Então, se as pessoas não podem incluir um determinado programa nestas coleções, este programa não é um programa livre.
 +
 +[[http://​www.gnu.org/​philosophy/​philosophy.pt.html| Outros textos para ler]]
 +
 +//As pessoas devem ser livres para usar o software de todas as maneiras que sejam socialmente úteis. O software diverge de objetos materiais--tais como cadeiras, sanduíches e gasolina--devido a poder ser copiado e mudado mais facilmente. Estas possibilidades tornam o software útil como ele é;. Nós acreditamos que os usuários de software devem poder fazer uso dele.//
 +
 +[[http://​www.fsf.org|Fundação para o Software Livre]]
softwarelivre.txt · Última modificação: 2015/01/18 20:30 por mafra