tarefas
Tarefas
Voltar para página do projeto
Página de tarefas a fazer (TODO list) do Projeto Escola Livre. As pendências listadas (textos identificados com a cor vermelha) abaixo essencialmente envolvem atividades de natureza técnica referentes à infra-estrutura do laboratório de informática, que, atualmente, emprega a solução de “clientes enxutos” (thin clients) LTSP.
Pendências constantes
- Atualização no servidor (apt-get upgrade)
Pendências transitórias
- Sistema
- Tecnicamente: Verificar a possibilidade de implantação do LTSP 5.
- Em termos de projeto:
- Iniciar conversação com a diretoria do Simão Hess sobre a capacitação de pessoas (de preferência, 1 professor e 1 aluno para garantir sustentabilidade do projeto). Uma idéia seria algo similar ao Programa Aluno Monitor da Microsoft.
- Criação de um wiki na rede interna da escola (inicialmente) para geração de materiais de uso técnico-pedagógico de programas educativos. Requisitos iniciais: conversa com a diretoria da escola, montagem de um servidor web em separado.
- Estudar a possibilidade de agregar o SchoolTool para tarefas administrativas da escola.
- Armazenamento no servidor
- Manter reativado o disco de backup do servidor.
- Pesquisar ferramentas para sincronização/espelhamento de dados entre discos.
- Internet
- Configurar um servidor proxy para otimizar o tráfego e bloquear sites como orkut, msn webmessenger, youtube e sites maliciosos de acordo com a CI N° 196/2007 de 23/03/2007 do Núcleo de Tecnologias Educacionais do Governo do Estado.
- Periféricos
- Configurar acesso smb para a impressora Lexmark E321 que está no Windows.
- O único driver existente é um proprietário, que não tem versão para debian. Tentamos várias baixar o driver para Red Hat - para tentar instalar a partir dele- mas em todas o arquivo .rpm.gz veio com erro, vindo do site oficial da Lexmark. Receita: instalar o pacote foomatic-db-hpijs do debian e na configuração colocar o modelo Lexmark Optra E+ (agradecimentos a Fernando Ike) ok
- Acesso local aos disquetes/CD-ROMs:
- Configurar o acesso aos dispositivos locais utilizando o fuse, seguindo a documentação específica: http://wiki.ltsp.org/twiki/bin/view/Ltsp/LTSP-42-LocalDev. Quando montados, os dispositivos locais de disquete ficavam acessíveis para todos os usuários, causando confusão para identificar qual dispositivo era o seu. Como medida paliativa, criou-se uma pasta comum onde os usuários podem salvar seus arquivos para posteriormente serem gravados em disquete, cd ou pen-drive no servidor.
- Política de criação de contas
- Definir políticas de usuários e grupos.
- Aplicar cota de arquivos.
- Pesquisar interfaces de gerenciamento de usuários.
- Softwares
- Gerenciador de login (automático): KDM configurado segundo este tutorial ok
- Interface gráfica: GNOME personalizada com o Sabayon ok
- Pacote de produção: BrOffice 2.2.0 ok
- Navegador: Epiphany Web Browser ok
- Testar usabilidade e desempenho geral do sistema utilizando gerenciadores de login - LDM - e de janelas - Xfce, IceWM - mais leves
- Aplicativos específicos
- GCompris ok
- KDE-Edu ok
- Tux Paint ok
- Gnome-chess ok
- Xplanet ok
- Octave (clone do Matlab) ok
- Documentação e comunicação
- Cartaz ilustrativo da sala explicando como se iniciar os computadores e exibindo a tabela de softwares principais para tarefas corriqueiras
tarefas.txt · Última modificação: 2015/01/19 22:09 por mafra